Tradução | Entrevista com o criador de Resident Evil, Shinji Mikami (CVG)

0
Shinji Mikami

Tradução de entrevista com o criador de Resident Evil, Shinji Mikami, ao site Computer & Videogames (CVG).

OBS: Traduzimos somente os trechos relacionados a Resident Evil.
O link para a entrevista original na íntegra se encontra nos créditos.

Por que você deixou a Capcom para formar seu próprio estúdio?
Quando estávamos formando a Tango, pensamos que queríamos poder criar jogos artísticos menores além de títulos de alto orçamento. Conforme a companhia cresceu e nos tornamos parte da ZeniMax, nosso foco se voltou para títulos AAA que fossem mais atrativos para jogadores de todo o mundo. Nós também queríamos formar jovens criadores e desenvolver seus talentos para o futuro. Esta é uma parte muito importante da cultura de nosso estúdio.

(…)

Você ouviu falar dos comentários de Phil Fish da Polytron na GDC? Ele disse em um seminário que todos os jogos japoneses são péssimos.
[Risada rouca] Eu não soube! Dizer que jogos japoneses são péssimos é um pouco exagerado, mas pessoalmente falando, 80% dos jogos que eu jogo neste momento não são japoneses. Skyrim, Batman… jogos que são mais interessantes para mim no momento. O Japão precisa fazer mais jogos bons se quiser que as pessoas pensem diferente.
Quando eu estava fazendo Resident Evil, a equipe não-japonesa da Capcom notou que as pessoas de fora estavam dizendo que os jogos japoneses eram péssimos, e ficaram chateados. Mas o jogo que estávamos fazendo não era nada péssimo, então isto não me incomodou.

(…)

Você já cometeu algum grande erro na sua carreira?
Oh, muitos. Quando eu estava na Capcom, eu estava fazendo um jogo de F1 que foi cancelado. Todos sabem que Devil May Cry era para ser um Resident Evil – foi para isto que me deram o capital. Então quando acabou virando um novo título, eu achei que ia ser demitido. Eu cometi muitos erros. A maioria das pessoas tem medo de errar, mas isto só abre mais espaço para mais erros. Sabe, ninguém está preparado para errar – você quer ser bem sucedido, mas falhas às vezes acontecem. Mas se você decidir não se incomodar, é bobagem. Tudo bem em errar.

(…)

Com Resident Evil 6 tendo sido anunciado, você está satisfeito de a série que você criou ter continuado sem você?
Não fico nem triste e nem feliz com isto. Acho que eles estão trabalhando muito no jogo. Os caras da Capcom estão trabalhando muito.

Você irá jogar?
Eu não sei até sair. Eu não joguei Resident Evil 5 até um ano atrás, que foi bem depois de ter saído. Eles me mandaram uma cópia, mas eu não abri por um bom tempo. Se o jogo foi bom ou ruim, eu sabia que outra pessoa o faria, então seria diferente do meu estilo. Eu não gosto desta ideia.

Além disto, algumas pessoas estão cansadas de todos estes jogos e filmes de zumbi.
Sim, é verdade. Este é o problema. Quando vi o trailer do 6, parecia mais um filme de ação de Hollywood do que um jogo de zumbi. Bom, mas lembrando que é só o trailer.

Fonte: Computer & Videogames (CVG)

COMPARTILHAR