Tradução de entrevista com o produtor Yoshiaki Hirabayashi sobre o jogo Resident Evil 6 para o portal IGN.
IGN: Resident Evil esteve secretamente em desenvolvimento por muitos anos, mas eu gostaria de voltar ao início do projeto. Como se reflete na franquia, quais são seus objetivos para RE6?
Hirabayashi: Quando começamos o desenvolvimento de Resident Evil 6, o conceito que tínhamos mente era o de trazer o “maior entretenimento de terror”. Tivemos que pensar sobre como RE6 deveria ser como título de peso do gênero do terror, além do tipo de experiência que os jogadores deviam ter, e sentimos que o conceito ao qual chegamos atinge estes dois pontos. Ao longo do curso do desenvolvimento, as raízes do terror na série sempre foram uma parte extremamente importante em nosso foco, enquanto que, ao mesmo tempo, estamos tentando criar a maior experiência de entretenimento.
IGN: Fãs de Resident Evil tendem a se concentrar no tom de cada jogo, e se ele foca mais na ação, mais no terror, e mais na sobrevivência. O trailer parece sugerir que vocês estejam tentando fazendo todas estas coisas. Você pode falar sobre sua filosofia quanto a isto? Vocês estão tentando equilibrar as três idéias?
Hirabayashi: Com o trailer de anúncio, nós demos a todos uma pequena amostra do conceito do jogo, que esperamos que tenha sido compreendido por todos que assistiram. tendo o “maior entretenimento de terror” em mente, esperamos trazer a todos os fãs um exótico equilíbrio de todas as coisas que as pessoas gostam na série. Então, é claro, estamos focando no terror e nos aspectos de jogabilidade em RE6.
É claro que teremos este tipo de experiência de terror de quando tiver receio do que está no outro corredor, ou do que está atrás da próxima porta, mas também pensamos que há vários outros tipos de terror também. As pessoas têm medo de coisas diferentes, e com RE6 queremos trazer uma imensidão de experiências diferentes de terror para todos. O mesmo em relação aos aspectos de jogabilidade. Tem pessoas que gostam dos elementos de ação da série RE, enquanto outros gostam dos aspectos de sobrevivência ou aventura. Nós realmente queremos equilibrar todas estas coisas neste jogo, para dar uma experiência completa de jogabilidade aos fãs da série e àqueles que possam não ter jogado nenhum jogo de RE antes.
IGN: Resident Evil está mais popular do que nunca, e ainda assim há milhões de fãs que jogam a franquia há mais de uma década. É difícil desenvolver um jogo que atinja os interesses de todos os fãs?
Hirabayashi: É uma tarefa difícil, mas certamente vale a pena. Como você sabe, a série RE existe há 15 anos. Nós percebemos que foi por causa dos fãs que conseguimos continuar fazendo os jogos de RE por tanto tempo, e somos verdadeiramente muito gratos. Aos fãs do passado, aos fãs recentes e aos fãs do futuro, faremos o melhor que pudermos para continuar fazendo ótimos jogos para todos curtirem.
IGN: Alguns jogos de Resident Evil estão inspirando no desenvolvimento de RE6? Vocês estão focando mais em RE4 do que em RE5, por exemplo?
Hirabayashi: Temos muito respeito pelos jogos antigos de RE. As formas como cada um deles conseguiu trazer experiências únicas são incrivelmente importantes. Com RE6, esperamos criar um jogo ainda melhor do que os títulos anteriores da série. Dito isto, não estamos focando em nenhum título anterior em particular. O que podemos dizer, no entanto, é que consideramos as coisas que aprendemos de jogos anteriores de RE para usufruirmos delas enquanto criamos este novo título.
IGN: Até agora, nunca havíamos visto Chris Redfield e Leon Kennedy estrelando como personagens jogáveis no mesmo jogo. Por que vocês decidiram trazer os dois para RE6?
Hirabayashi: Ficamos muito felizes por finalmente trazermos Chris e Leon juntos em RE6. Todos curtiram as cenas no trailer? Estamos muito concentrados na história deste jogo, e esta é uma razão pela qual os dois aparecerão no jogo. Há muitos personagens ainda para serem anunciados, então espero que todos estejam ansiosos para descobrir sobre eles e como eles se encaixarão na história.
IGN: Quanto à idéia de equilibrar ação, terror e sobrevivência, vocês estão tratando cada personagem principal como um tipo diferente de jogo? Em outras palavras, os jogadores podem esperar segmentos envolvendo Leon e jogá-los de forma diferente dos segmentos envolvendo Chris?
Hirabayashi: Há muitas dicas escondidas no trailer, na verdade. Gostaríamos que todos imaginassem como o jogo será. Lançaremos mais detalhes em breve, então fique de olho para novas informações.
IGN: Resident Evil 4 notavelmente começou como um tipo de jogo, mas mudou radicalmente no fim do desenvolvimento. RE6 mudou drasticamente durante seu desenvolvimento, ou o produto atual é muito semelhante à visão original?
Hirabayashi: Não só RE4, mas todos os jogos passaram por muitos desafios para chegar onde chegaram no final. Com RE4, tivemos várias mudanças de sistema, e RE5 teve o co-op que nunca havia sido criado na série antes. Com RE6, nós também queremos tentar algo totalmente novo e isto é algo que iremos contar a todos nos próximos meses.
IGN: O terror geralmente é mais assustador nos momentos mais intimistas – quando um jogador está sozinho, sem proteção, encarando situações opressivas. Durante a conferência de imprensa de Resident Evil 6, você descreveu o jogo como sendo maior do que nunca em termos de escala e história. Tem sido difícil manter presente a sensação de terror, quando o foco do jogo se tornou tão grande?
Hirabayashi: Não achamos que o elemento de terror e a escala da história não combinem. Como você disse, o terror é aquele “momento único de terror absoluto”, onde o jogador se sente vulnerável. Contudo, não sentimos que o terror de verdade esteja preso apenas ao que está na tela. A história, a escala, o ambiente e até o relacionamento entre os personagens, tudo faz parte ao criar uma verdadeira experiência de terror.
Com RE6, nós esperamos atingir esta sensação de “terror absoluto”, e compartilhá-la com todos.
IGN: Os zumbis estiveram ausentes dos jogos de Resident Evil por quase uma década. O que os fez voltar com as icônicas criaturas? Estes são zumbis tradicionais ou há mais neles do que acreditamos?
Hirabayashi: Sabemos que os fãs adoram os zumbis, e nós também. Com RE6 estamos felizes em anunciar que os zumbis voltarão à série depois de tanto tempo longe.
Deixamos pistas no trailer quanto à forma como os zumbis neste jogo estão diferentes e apresentam um novo desafio ao jogador, e entraremos em mais detalhes sobre isto em breve.
IGN: Sei que você não pode revelar muita coisa sobre a jogabilidade cooperativa de RE6, mais o que você pensa a respeito de como ela foi implementada em RE5? Sua filosofia geral de desenvolvimento com relação ao co-op de RE6 mudou ou é parecida?
Hirabayashi: Pessoalmente falando, eu realmente adorei a jogabilidade cooperativa de RE5. Sempre trabalhamos muito para encontrarmos maneiras de inovar na série a cada novo jogo, e com RE6 não é diferente. O jogo cooperativo é uma forma de criar novas possibilidades no sistema de jogo. Não podemos dar detalhes agora, mas esperamos que todos aguardem para ouvir novas informações nos próximos meses.
Fonte: IGN













