Entrevista | Jamisin Matthews, modelo de rosto de Leon S. Kennedy em Degeneração

0

Olá, Jamisin. Obrigado por falar conosco. Então, primeiramente, gostaríamos de saber como surgiu a oportunidade de ser modelo de rosto de Leon S. Kennedy em “Resident Evil: Degeneration”. Como e quando a Capcom entrou em contato com você?
Por ser um fã de filmes de ação, eu estava fazendo aulas com Reuben Langdon, que estava operando sua companhia de produção em Burbank, e é um dos caras mais talentosos e prestativos de Hollywood. Eles estavam fazendo testes para outro projeto da Capcom. Eu não fui aceito para este trabalho, mas tive sorte suficiente para ser considerado como um possível novo Leon para um projeto futuro.

O que você acha do personagem Leon S. Kennedy?
Eu gosto de sua história ao longo do jogo (“canon” ou não) e de a Capcom ter permitido que o personagem crescesse e evoluísse ao longo dos anos. Talvez eu esteja exagerando, mas acho que os modelos de rosto que usaram representam o visual apropriado para cada época da vida de Leon.

Você acha que tem algo em comum com ele?
Fisicamente, pode-se ver a mudança no Leon Kennedy de RE4 para o Leon Kennedy de Degeneration. Acho que nos outros também, porque quando o filme Degeneration saiu, algumas pessoas ficaram surpresas com a mudança no rosto de Leon. Elas pareciam pensar que ele parecia mais pensativo e “melancólico”; sei que às vezes eu também acabo ficando assim! Então, talvez eu tenha passado isto para Leon; o que é apropriado, vendo a situação em que ele se encontra!

Jamisin Matthews
O modelo e ator Jamisin Matthews, modelo de rosto do personagem Leon S. Kennedy para o filme “Resident Evil: Degeneration”, posando exclusivamente para o REDb em cenário semelhante ao de Resident Evil 4.

Como você se sente em saber que os fãs de Resident Evil e os fãs de Leon em “Resident Evil: Degeneration” também são fãs de Jamisin Matthews?
Fico feliz quando alguém resolve ver meu trabalho, mas queria poder ter feito mais para ser o completo personagem Leon S. Kennedy. Como sabem, o ator de movimento de captura e o dublador de Leon foram pessoas diferentes. Eu também teria gostado de interpretar Leon mais algumas vezes!

Você já jogou Resident Evil? E além de Leon, você tem outros personagens favoritos?
Sim, mas só joguei os jogos de RE rapidamente, eu conheço o histórico do personagem e Leon é meu favorito em Resident Evil. Admito que não sou um especialista em jogos. Tenho amigos que têm todas as plataformas e títulos, mas eu não chego a tanto. Meus primeiros treinadores de artes marciais foram os personagens do primeiro Mortal Kombat. A partir deste ponto, percebi que existem seres humanos por trás de todos os aspectos de uma produção de jogo, então sempre olhei para os ambientes de jogos como uma mistura do mundo “real” normal e o mundo fantástico dos jogos. Eu também descobri que, às vezes, é mais difícil aprender a fazer alguma coisa em um jogo do que na vida real! Estou atualmente jogando um Red Dead Redemption de dois anos atrás.

Você poderia nos contar sobre o processo de “emprestar” seu rosto a Leon S. Kennedy? Como foi?
Sim, o fotógrafo digitalmente fotografou cada ângulo do meu rosto em expressão neutra e, depois, com emoções mais específicas. Estas imagens se tornaram os pontos de partida, os quais o artista digital manipula para criar exatamente o rosto que eles querem. É por isto que o personagem completo parece um pouco diferente do modelo de rosto. Contudo, quando se compara a mudança completa em comportamento e proporções do rosto de Leon de RE4 para o Degeneration, e depois combina as proporções básicas do modelo de rosto anterior ao Leon de RE4 e ao meu Leon de Degeneration, pode-se ver como o processo mantém uma semelhança substancial ao modelo de rosto original. É legal saber que há uma alma de verdade nestes personagens animados e que a Capcom toma tanto cuidado no desenvolvimento e produção deles. Interessantemente, pode-se dizer que eles fizeram até mais ajustes em meu rosto para Darkside Chronicles (para o qual meu rosto também foi usado). Pelo que eu vi, o Leon de RE6 parece diferente do Leon Kennedy de Jamisin Matthews.

Você acredita que as produções atuais de jogos estão tão grandiosas quanto as de Hollywood?
Elas são diferentes, mas às vezes eu prefiro os intervalos cinemáticos e cutscenes nos jogos aos de muitos filmes; particularmente em trabalhos em câmera. Apesar de a cinematografia nos filmes live-action ficar no mesmo nível.

Você viu os filmes em live-action? O que achou deles?
Pelo que eu vi dos filmes, eles têm um foco mais fixo e pesado, enquanto os jogos e os filmes em CG têm uma sensação mais harmoniosa e artística. Eu tento a assistir mais filmes asiáticos quando se trata de ação. Porém, parece que andam fazendo mais experimentos com “super-gravidade” nos últimos anos, então o gosto fica oscilando lá e cá.

O ator Johann Urb está fazendo o papel de Leon S. Kennedy em “Resident Evil: Retribuição 3D”, o quinto filme da franquia. Você viu imagens dele vestido como Leon? O que achou dele?
Acho que ele fará um ótimo trabalho interpretando o personagem e colocará sua própria interpretação à personalidade de Leon. Mas eles optaram por um cabelo um pouco diferente do Leon do jogo.

Se você fosse convidado para interpretar Leon S. Kennedy em um filme, você aceitaria o convite? Já pensou em fazer uma sessão de fotos vestido de Leon S. Kennedy ou algo do tipo? Os fãs com certeza iriam adorar!
Sim, na verdade, a primeira vez em que fui escalado para fazer o Leon foi para os comerciais do Wii, mas por algumas circunstâncias eu não pude ir para Tóquio fazer as filmagens. Ainda sinto que esta foi uma das maiores oportunidades que perdi na vida. Era um vídeo/filme em live-action também, não só uma captura de rosto. Quanto aos filmes em longa-metragem de Leon, eu preciso da representação cênica certa para ser escalado! Alguém como Johann é muito mais visado, o que é muito importante. Entretanto, eu aceito qualquer oportunidade de interpretar Leon novamente. Idéia interessante a da sessão de fotos, vou me lembrar disto da próxima vez em que trabalhar com um fotógrafo. Eu interpretei outro personagem famoso, relacionado à banda My Chemical Romance, e freqüentemente já pensei em dar continuidade a ele também.

Você poderia nos contar sobre seus planos e projetos futuros? Você tem algum projeto em produção atualmente?
Sim, estou em um futuro projeto de Angela Sarafyan, de Crepúsculo: Amanhecer, e em um curta-metragem dirigido por Amiee Graham. Tirando isto, todos os meus projetos atuais e recentes são voltados ao estilo de vida e posar como modelo para clientes como Mini Cooper, Harley Davidson e Oceana Hotels.

Você gostaria de mandar uma mensagem para nós, fãs do Leon e fãs do Jamisin?
Sim, estou feliz por ter feito uma pequena participação na lenda Biohazard/RE e aceito qualquer oportunidade de interpretar Leon Kennedy de novo. Eu ficaria feliz em deixar meu cabelo crescer e em tingi-lo de loiro.


Original Interview in English:

Hello, Jamisin. Thanks for your time talking to us. So, first of all, we would like to hear from you how the opportunity to be Leon S. Kennedy‘s face model in “Resident Evil: Degeneration” came to you. How and when did Capcom get in contact with you?
Being a fan of action films, I was taking classes from Reuben Langdon, who was running his production company in Burbank and is one of the truly helpful and talented guys in Hollywood. They were holding auditions for another Capcom project. I did not book that job, but was lucky enough to be considered as a possible new Leon for an upcoming project.

What do you think about the character Leon S. Kennedy?
I like his story arch throughout the game (canon and not) and that Capcom allowed the character to grow and evolve over the years. Maybe I am reading too much into it, but I think the face models they used portray the appropriate look for each era in Leon’s life.

Do you think you have something in common with him?
Physically, you can see the change in the RE4 Leon Kennedy to the Degeneration Leon Kennedy. I think others did too, because when the Degeneration movie came out, some people were surprised by the change in Leon’s face. They seemed to think he looked more brooding or “gloomy”; I know that sometimes I also come across that way! So maybe I brought that to Leon; which is appropriate seeing the situation he is in!

How do you feel by finding out that fans of Resident Evil and fans of Leon in “Resident Evil: Degeneration” are also fans of Jamisin Matthews?
I am happy if anyone takes the time to check out my work, but wish I could have done even more to be the complete LSK character. As you know, Leon’s motion capture actor and voiceover actor were different people. I would have also liked to portray Leon a few more times!

Have you ever played any Resident Evil game? And besides Leon, do you have any other favorite characters?
Yes, but I have only played the RE games briefly. I know the character dossiers and Leon is my favorite in Resident Evil. Admittedly, I am not a gaming expert. I have friends who have every platform and title, but me not so much. My first martial arts coaches were the characters in the first Mortal Kombat video games. From that point on, I realized that there are human beings behind every aspect of game production, so I always looked at the gaming environments as a mixture of the normal “real” world and the fantastic gaming world. I also learned that sometimes it is harder to learn how do something in a game than in real life! I am currently playing a Red Dead Redemption game from a couple years ago.

Could you tell us about the process of “lending” your face to Leon S. Kennedy? How was it?
Yes, the photographer digitally photographed every angle of my face in a neutral expression and then in more specific emotions. These pictures became the starting points which the digital artist manipulates to exactly the face they want. This is why the finished character looks a little different than the face model. However, when you compare the complete change in demeanor and proportions of Leon’s face from RE4 to Degeneration, and then match up the previous face model’s basic proportions to his RE4 Leon and mine to Degeneration Leon, you can see how much the process keeps a substantial resemblance to the original model’s face. It is cool to know that there is a real soul in these animated characters and that Capcom takes so much care in their development and production. Interestingly, you can tell they made even more adjustments to my face for Darkside Chronicles (which my face was also contracted for). From what I’ve seen, RE6 Leon looks different than the Jamisin Matthews Leon Kennedy.

Do you believe that nowadays the games productions are as big as the Hollywood ones?
They are different, but sometimes I prefer the cinematic interludes and cutscenes in the games to many movies; particularly the camera work. Though cinematography in live-action movies seems to catch up.

Have you seen the live-action movies? What do you think of them?
From what I’ve seen of the movies, they have a more grounded and strength focus while the games and CG movies have a more flowing and balletic feel. I tend to watch more Asian films when it comes to action. However, it seems they’ve been experimenting more with “super-gravity” in the last few years so tastes go back and forth.

The actor Johann Urb is playing the role of Leon S. Kennedy in “Resident Evil: Retribution 3D”, the fifth movie of the franchise. Have you seen pictures of him dressed as Leon? What do you think of him?
I think he will do a great job playing the character based and will put his own spin on the Leon’s personality. They made a choice to have his hair a little different than the game Leon, though.

If you were invited to play Leon S. Kennedy in a movie, would you accept the invitation? Have you ever thought of doing a “Leon S. Kennedy photoshoot” or something like that? Fans would definitely appreciate it!
Yes, actually the first time I cast to play Leon was for the Wii promos, but due to certain circumstances I was unable to fly to Tokyo to do the shoot. I still feel that was one of my biggest missed opportunities in my life. It was live-action video/film too, not just the scanned photo face. As for the feature-length RE movies, I need the right theatrical representation to be considered!! Someone like Johann has much more box office draw, which is very important. However, I welcome any opportunity to portray Leon again. Interesting idea on the photo shoot, I will keep it in mind next time I am working with a photographer I played another famous character related to the band My Chemical Romance and I often thought of continuing him also.

Could you tell us about your future plans and works? Do you have any projects going on right now?
Yes, I am in an upcoming project with Angela Sarafyan from Twilight: Breaking Dawn and a short film directed by Amiee Graham. Otherwise all of my current and recent projects have been lifestyle and brand modeling for clients like Mini Cooper, Harley Davidson, Oceana Hotels.

Would you like to send a message for us fans of Leon and fans of Jamisin?
Yes I am glad to have played a small part in the Biohazard/RE legend and welcome any opportunity to portray Leon Kennedy again. I will gladly grow out my hair and dye it blond.

COMPARTILHAR