Personagens | Javier Hidalgo

Javier Hidalgo

Ano de nascimento: Desconhecido.
Tipo sanguíneo: Desconhecido.
Altura: Desconhecida.
Peso: Desconhecido.

Aparições em títulos da série:


Biografia e Participação na Série:

Javier Hidalgo é o poderoso chefe de uma organização criminosa conhecida como Sacred Serpents (Serpentes Sagradas), com a sua “base de operações” em Amparo, uma cidadezinha remota na América do Sul. Por conta de sua influência e do “monopólio do crime” após desmantelar as demais quadrilhas locais que rivalizavam com o seu cartel, ele praticamente comanda não apenas Amparo, mas as cidades vizinhas. Javier também é o dono da usina que fornece eletricidade aos arredores de Amparo. Sua construção acabou contribuindo para uma notável melhora na qualidade de vida dos habitantes destas áreas e, inevitavelmente, por se sentirem gratos e “em dívida” com Javier, ninguém tem coragem para denunciá-lo às autoridades. Esta manobra fez não somente com que as finanças de seu cartel aumentassem exponencialmente, mas inibiu a população, que fechou os olhos para as atividades ilegais das Serpentes Sagradas.

No início da década de 90, sua esposa Hilda contraiu uma terrível doença que nem a imensa fortuna de Javier conseguia curar, mesmo com a contratação dos melhores médicos e especialistas. Em Fevereiro de 1991, iniciando negociações com um homem que afirmava ter ligações com a Umbrella e com a nobre família europeia Ashford, Javier iniciou em Hilda um tratamento com base na administração do T-Virus em seu frágil organismo. Apesar de uma melhora física nos dois primeiros meses, a mulher não recobrava a consciência, e o uso constante do vírus fez com que ela sofresse uma mutação, transformando-a em uma criatura anfíbia de aspecto horrendo.

Com a “morte” de Hilda, tudo o que lhe restava era a sua filha Manuela Hidalgo, de apenas 5 anos, a quem Javier superprotegia e nada negava. Não demorou muito, porém, para que a garota contraísse a mesma doença de sua mãe. Em sua busca desesperada por um novo tratamento milagroso, ele acabou conhecendo Albert Wesker, que, com o interesse de ver a ação do T-Veronica em um ecossistema grandioso como a Amazônia, o vendeu por um alto preço para o traficante. A promessa era de que Manuela estaria curada após a administração do vírus durante 15 anos, mas a ação do vírus exigiria constantes transplantes de seus órgãos. Javier não se preocupava em sacrificar outras vidas pela sobrevivência de sua única filha. Então, passou a ordenar o sequestro constante de garotas dos vilarejos vizinhos, cujos órgãos eram retirados e transplantados em Manuela durante o seu tratamento com o T-Veronica.

O contato no passado com a Umbrella fez com que o traficante desenvolvesse uma imensa fixação pelo desenvolvimento de armas biológicas que evitassem a entrada de intrusos na região. No início, por falta de equipamento laboratorial apropriado, seus primeiros experimentos foram em humanos, da forma mais básica possível, criando, assim, zumbis que servissem como verdadeiros “cães de guarda” que seriam usados contra quaisquer forças que forçassem sua entrada na região ou se opusessem ao seu cartel. Com o tempo e a construção de modernas instalações, o cartel passou a fazer as suas próprias pesquisas, aproveitando-se da grande variedade da fauna da região. Após a aquisição do T-Veronica, Javier iniciara experimentos para controle de todo o ecossistema da Floresta Amazônica, o que eventualmente poderia causar um imenso desastre de impacto global no meio ambiente.

Esta foi a razão pela qual, em 2002, os agentes especiais Leon S. Kennedy e Jack Krauser são posteriormente designados para uma missão de busca e apreensão de Hidalgo, vindas diretamente do presidente dos Estados Unidos: as Serpentes Sagradas não apenas praticavam o tráfico de drogas por todo o mundo, como também estavam profundamente envolvidos com pesquisas de vírus e armas biológicas. A chegada constante de forças militares forçou Javier a utilizar a sua usina para causar uma catastrófica inundação nos vilarejos vizinhos, como forma de conter a chegada destes exércitos internacionais até a sua mansão em Amparo, além de liberar o T-Virus onde a água não chegou. Quando Leon e Krauser chegam ao vilarejo costeiro de Mixcoatl, tudo o que encontram é destruição, zumbis e mutações acidentais causadas pela ação do vírus em espécimes locais.

Alguns dias antes da chegada dos dois soldados americanos, Manuela descobre toda a verdade sobre a sua mãe, fugindo da mansão Hidalgo e se refugiando na selva por várias noites. Ela é encontrada por Leon e Krauser em uma igreja em Mixcoatl, e concorda em guiá-los até Amparo. Recusando-se a “voltar para casa”, ela passa a ajudar a dupla, e Javier vê esta atitude como uma traição. Por fim, a garota desvenda o mistério dos raptos de garotas e dos órgãos transplantados em seu corpo. Assim, suas convicções contra o pai ficam ainda mais fortes.

Tomado por um imenso sentimento de perda, em um último ato de desespero para defender a própria honra e o seu território, Javier se funde a uma planta crida a base do T-Veronica, chamada de V-Complex, e se transforma em um monstro gigantesco. Os poderes do T-Veronica no organismo de Manuela vêm à tona no crucial momento em que Javier está prestes a esmagar Leon com seu pé gigantesco, e ela o salva, disparando seu sangue, altamente inflamável em contato com o oxigênio, na direção da criatura, incendiando-a. Após um árduo confronto, o trio finalmente dá cabo da criatura. Em seguida, eles foge em um helicóptero.