Opinião: Resident Evil 4 no VR é lançado em meio a polêmica…

0
Resident Evil 4 VR (Bio 4 Oculus)

A versão VR de Resident Evil 4 foi lançada oficialmente hoje, dia 21 de Outubro, exclusivamente para a tecnologia Oculus Quest 2. O game “Bio 4 Oculus” foi anunciado oficialmente no Showcase de Resident Evil em Abril, o último Showcase da franquia, e muitas pessoas se confundiram e acreditaram que se tratasse do anúncio do suposto Resident Evil 4 Remake, mas não, não é o caso.

Nos últimos dias, no entanto, com a proximidade do lançamento, uma polêmica surgiu nas redes sociais, quando a Capcom confirmou que alguns diálogos, considerados “datados”, haviam sido removidos de Resident Evil 4 VR. Isto teria enfurecido uma grande parcela de fãs do jogo, reclamando de “censura a um jogo antigo”. Os diálogos em questão são alguns momentos mais sexistas do jogo, como quando Luis Sera debocha de Ashley Graham, a filha do presidente americano, ao falar sobre seus seios.

Em minha opinião, o problema não foi a retirada de frases que nada contribuem para a trama e são apenas piadas de personagens. Além disso, as versões “tradicionais” de Resident Evil 4 seguem intactas e são mais acessíveis, sem falar que a maior parte de quem está reclamando sequer irá jogar esta versão em VR (eu me incluo). O problema foi a “forma” como tentaram resolver a situação, deixando as frases sem contexto pela simples retirada “seca” da parte considerada problemática. No caso da cena citada acima, a construção dela ficou estranha: Ashley, carrancuda, apenas questiona Luis sobre quem ele é, como se ela estivesse brava com alguém que mal conhece sem qualquer motivo. Assista a cena aqui. Ou seja, ficou muito mal feito.

Não bastasse isto, conforme relatado em análise do site internacional IGN, outras coisas foram retiradas da versão em VR, como os modos The Mercenaries e Assignment Ada, e o lado B de Ada Wong, o Separate Ways, que é parte essencial da história. É disto que os fãs deveriam reclamar, mas quem se importa com história, não é mesmo?

E você, pretende jogar a versão em VR de Resident Evil 4? Comente abaixo e deixe também a sua opinião (respeitosa) a respeito dos conteúdos retirados. Infelizmente, não haverá gameplay desta versão de RE4 no Resident Evil Database, já que tenho cinetose (sinto tontura e ânsia) e não consigo jogar em VR…

COMPARTILHAR