Resident Evil 4 | Arquivos (Files)

Todos os arquivos encontrados em Resident Evil 4 (2005), traduzidos para PT-BR.


Manual de Jogo 1

1. Atirar – Mantenha o botão R pressionado, e então use a alavanca do controle para usar a mira a laser.
2. Faca de Combate – Pressione e segure o botão L para empunhar sua faca e aperte o botão A para movimentar a arma.
3. Botão de ataque – Você pode realizar várias ações pressionando o botão apropriado que aparece na tela.
4. Câmera – Você pode mudar o ângulo da câmera movendo a alavanca C.


Informações sobre Ashley

Nome = Ashley Graham
Idade = 20
Filha do Presidente dos Estados Unidos.

Fora raptada por um grupo não identificado enquanto voltava da Universidade.
O motivo dos sequestradores ainda é desconhecido. Apesar disso, há uma informação confiável de que o criminoso é uma pessoa de dentro.
Somente algumas poucas pessoas sabem deste sequestro. Isso vem sendo acobertado principalmente pelo fato de que não sabemos quem é o traidor.
O pessoal da inteligência diz que eles têm informações confiáveis de que Ashley fora vista em algum lugar da Europa. Mas até que seja descoberto quem é o traidor, não quero acreditar nisso. Pode ser um truque para despistar.
Temos algumas poucas pistas do paradeiro de Ashley. Mas membros do serviço secreto e quaisquer pessoas relacionadas à Ashley estão sendo interrogados por uma equipe de investigação.
Até mesmo agentes ativos estão sendo investigados em busca de qualquer informação. É só uma questão de tempo até que o sequestrador seja descoberto.


Manual de Jogo 2

1. Recarregar arma – Aperte o botão B enquanto estiver empunhando a arma de fogo para recarregá-la.
2. Chutes – Aproximar-se de inimigos que estiverem atordoados ou de joelhos permitem que Leon realize chutes através do botão de ação.
3. Trocar as telas do inventário – Use os botões L e R para ir e voltar entre as telas de armas/itens de cura e a tela de chaves/tesouros.


Ordem de Alerta

Recentemente, chegou a informação de que um agente do governo dos Estados Unidos está aqui investigando a vila.
Não deixem que este agente americano se aproxime da prisioneira.
Para os que ainda não sabem, a prisioneira está sendo mantida em uma casa velha depois da fazenda. Vamos transferi-la para um local mais seguro no vale, assim que estivermos prontos. A prisioneira ficará aqui até novas ordens. Enquanto isso, não deixem o agente americano chegar perto da prisioneira.
Não sabemos como o governo americano descobriu sobre nossa vila. Mas estamos investigando.
Eu sinto a participação de um terceiro, além do governo dos Estados Unidos, envolvido nisso.

Meus companheiros, fiquem alerta.
– Chefe, Bitores Mendez.


Sobre os Medalhões Azuis

15 Medalhões Azuis.
7 da fazenda… 8 no cemitério…

Para aqueles que destruírem mais de 10 medalhões, serão recompensados… (O resto está ilegível).


Bilhete do Chefe

Como instruído por Lord Saddler, estou com o agente confinado, vivo. Por que mantê-lo vivo?! Eu não entendi completamente quais são as intenções do Lord.
Mas pensei, contudo, que ele quisesse mantê-los separados. Não confinados juntos, como foi ordenado.
Não acredito que Luis confie em um estranho, mas se por ventura eles se ajudarem, a situação pode ficar um pouco mais complicada.
Se, por alguma razão, uma terceira pessoa estiver envolvida, não acredito que eles deixem uma chance dessas escapar.
Mas talvez seja tudo um plano de Lord Saddler. Deixando-nos vulneráveis para que esta terceira pessoa se revele, isto é, se ela realmente existe…
É uma possibilidade improvável, mas se houver um gatuno entre nós, então nossos planos podem ser arruinados.
Acho que o Lord pensa que o risco vale a pena, se conseguirmos impedir qualquer que seja a conspiração que estiver em ação.
De qualquer modo, é uma ordem do Lord, confiaremos no julgamento dele, como sempre.


Fechamento da Igreja

Com relação aos dois fugitivos, a captura de Luis é nossa prioridade máxima. O agente americano é a segunda de longe.
O que Luis roubou de nós é muito mais importante do que a garota.
Se não o pegarmos de volta, a garota se tornará inútil para nós. Precisamos recuperá-lo para executar nosso plano até o fim. Se chegar em mãos erradas, o mundo se tornará um lugar totalmente diferente do que Lord Saddler previa.
Custe o que custar, não podemos deixar que isto aconteça.
No entanto, não descuidemos da garota, para garantir que o agente não chegue até ela. Eu tranquei a porta da igreja, onde a garota está sendo mantida.
Qualquer um que precisar acessar a igreja precisará primeiro ter a aprovação do Lord Saddler.
Há uma chave depois do lago, mas deve estar a salvo, agora que o Del Lago fora acordado pelo nosso Lord. Ninguém atravessará o lago vivo.
Além disso, nosso mesmo sangue corre pelas veias do agente. Será só uma questão de tempo até que ele se junte a nós. Assim que isso acontecer, não sobrará mais ninguém para vir atrás da garota.


Carta Anônima

Há um item importante escondido na cachoeira, se você conseguir chegar até lá, poderá tirar Ashley da igreja.
Mas devo avisá-lo, a rota para a igreja não é um passeio no parque, de forma alguma. Eles criaram o que chamam de “El Gigante”, então que Deus o abençoe.
Sobre o que está acontecendo em seu corpo, se eu pudesse ajudá-lo, eu o faria.
Mas infelizmente isso está fora do meu alcance.


Manual de Jogo 3

1. Comandos – Leon pode dar ordens a Ashley para esperá-lo ou segui-lo, apertando o botão X.
2. Ashley e botões de ação – Dependendo da situação, Leon e Ashley podem se ajudar para passar por vários obstáculos.
3. Energia de Ashley – Você pode usar itens de cura não apenas em Leon, mas também em Ashley.
4. Ashley e o fim de jogo – Leon falhará em sua missão se Ashley for morta ou levada por um dos inimigos.


Sera e a Terceira Pessoa

O paradeiro de Sera ainda é desconhecido. Provavelmente ele esteja usando uma velha passagem secreta ensinada a ele por seu avô, que costumava caçar na região há tempos atrás.
Estou bem certo de que ele está se escondendo em algum lugar fora de nossa propriedade na floresta.
Se seu avô ainda estivesse vivo, eu o usaria para encontrar Sera. Mas COMO ele descobriu sobre o ovo injetado em seu corpo?
E o fato de o tê-lo removido antes que eclodisse é preocupante.
Outro fator que me preocupa é que Sera escapou de nossa propriedade pouco antes do agente americano chegar. Não acredito que seja só uma coincidência.
Tem que haver um outro jogador envolvido nisso.
Para controlar a situação toda, temos que capturar Sera e aguardar que os efeitos da droga passem antes de injetá-lo com outro ovo.
Uma vez que isso tiver sido feito, quem estiver por trás disso tudo aparecerá. Ninguém pode interferir em nossos planos. Aqueles que o fizerem sofrerão severas conseqüências.


Duas Rotas

Agora há pouco, fui informado pelo Lord Saddler de que nossos homens foram baleados por um helicóptero militar dos Estados Unidos.
Não deve haver mais interferências externas por um tempo agora.
A não ser que o governo dos Estados Unidos descubra quem é o traidor, eles só podem iniciar pequenas operações secretas.
Devemos usar este tempo para tomar frente e recapturar a garota.
Os dois americanos só podem fugir de nosso território usando duas rotas.
É onde vamos detê-los.
Devemos fazer uso de nossas forças de maior grau.
Despacharemos um grande número de ganados em uma das rotas para garantir que eles não escapem de nós. Na outra rota, deixaremos a tarefa para El Gigante. Qualquer que seja a rota que tome, o agente nunca sairá daqui vivo. Não com a garota, pelo menos.


A Última Defesa da Vila

Eu claramente subestimei a capacidade do agente americano. Ele ainda está vivo.
Pensei que pudéssemos esperar até que o ovo eclodisse, mas de qualquer forma, ele poderia destruir a vila inteira antes que isso acontecesse. Devemos cuidar deste estorvo.
Devemos mudar nossas prioridades – por enquanto, vamos cessar nossa caça por Luis e atacar os dois americanos.
Há uma construção usada para pegar traidores pouco depois do ponto onde se desce do teleférico.
É o local perfeito para pegá-los. Se todo o resto falhar, eles ainda teriam que me enfrentar para poder passar pelo último portão que dá para fora da vila.
Somente diante da minha vista o portão se abrirá.


Capturem Luis Sera

Tenho confirmação de que Sera entrou no castelo.
Por que ele retornaria durante sua fuga me leva a questionar seus motivos. Mas devemos aproveitar este momento e capturá-lo.
Vamos pegar os outros dois americanos depois de prender Sera.
Parece que ele levou algumas vacinas quando roubou nossa “amostra”. As vacinas não farão falta, mas devemos recuperar a “amostra”, que é nosso sangue vital.
Sinto que há mais alguém ou grupo envolvido nisto tudo. Se a “amostra” for parar nas mãos deste outro indivíduo, o mundo que buscamos criar nunca virá. Devemos prender Sera o quanto antes.


Prática de Treino

– Regras do Jogo –
1. Receba prêmios ao atingir mais de 3000 pontos.
2. Pontos bônus serão dados por acertos na cabeça.
3. Um alvo Salazar que rende muitos pontos aparecerá após 5 hits consecutivos.
4. Atirar num alvo Ashley reduzirá pontos.

– Prêmios –
1. Normalmente uma miniatura será dada como prêmio.
2. Miniaturas especiais serão dadas ao acertar os alvos de madeira, exceto os Ashley, ou fazendo acima de 4000 pontos.
3. Há 24 miniaturas ao todo. Toda vez que você entrar em um treino de tiro, seis novas miniaturas estarão disponíveis.

– Bônus Especiais –
1. Toda vez que você completar uma fileira de base de colecionador, você ganhará pontos bônus!
2. Há um total de 4 fileiras. Você tem 4 chances de bônus!
Aviso: Coleções de miniaturas podem ser vistas na tela de Chaves/Tesouros.


Anotações de Luis

Há alguns parasitas que têm a habilidade de controlar seus hospedeiros.
Este é um conhecimento básico entre os biólogos, mas pouco se sabe sobre como os parasitas fazem isso.
Estudar estes parasitas especificamente pode revelar algumas pistas sobre como funcionam as Las Plagas. E talvez nos forneça mais informações sobre as vítimas das Las Plagas, os Los Ganados.
Aqui está uma lista de alguns parasitas que têm a habilidade de manipular o comportamento de seu hospedeiro.

Dicrocoelium
Assim que a larva deste parasita migra para o esôfago da formiga, ele altera o comportamento da formiga. Quando a temperatura cai à noite, a formiga infectada sobe no topo de uma planta e fica pendurada nela pela mandíbula.
Ela fica lá, imóvel, até a manhã seguinte, posicionando a formiga onde ela fica mais vulnerável para ser comida por um herbívoro qualquer, como uma ovelha.
Assim, pode-se concluir que o parasita está manipulando o comportamento do hospedeiro para facilitar seu caminho até o corpo de seu hospedeiro definitivo.

Galactosomum
A larva deste parasita se aloja dentro do cérebro de um peixe, como o olho-de-boi e o lobo-do-mar. Uma vez infectado, o peixe se encaminha para a superfície da água onde nadará até ser comido por aves marítimas.
Mais uma vez, este comportamento peculiar só pode ser explicado pelo desejo do parasita de adentrar os corpos das aves marítimas.

Leucochloridium
O esporocisto deste parasita desenvolve nos tentáculos de lesma. Os esporocistos são de cor viva e pulsam continuamente.
Surpreendentemente, a lesma infectada se encaminha para o topo de uma planta, onde fica mais visível aos olhos dos pássaros, assim há maiores chances de serem comidas.
Depois de comidas por um pássaro, o parasita completa sua metamorfose e se transforma em adulto.


Anotações do Castelão

Por muitos anos, a família Salazar serviu como os soberanos deste castelo. No entanto, nem tudo é brilhante, pois meu legado tem um passado negro.
Há muito tempo atrás, havia um grupo religioso com raízes profundas nesta região, chamados Los Illuminados. Injustamente, porém, o primeiro castelão do castelo tomou seus direitos e poderes.
Como seguidor desta religião e como Oitavo Castelão, sentia que era meu dever e minha responsabilidade me livrar daquele pecado.
Eu sabia que a melhor forma de me livrar do pecado era devolvendo o poder aos que o perderam uma vez, os Los Illuminados.
Como esperado, isso levou pouco tempo, mas pudemos restabelecer as Las Plagas que estavam lacradas. Com este êxito, eu estava a um passo de reviver os Los Illuminados.
A razão pela qual eu liberei as Plagas das profundezas do castelo e as dei para Lord Saddler não foi apenas para pagar pelos pecados de meus ancestrais, mas tinha certeza de que o Lord faria melhor uso deste poder para ajudar a salvar o mundo.
Salvar aqueles que pecaram com o poder das Las Plagas e purificar suas almas, criando um mundo sem pecadores. Do jeito que deveria ser. Uma vez purificados, eles logo se tornariam um dos muitos Ganados, onde encontrarão sua razão de viver.
E depois que o Lord conseguir criar este mundo com a qual tanto sonha, então os pecados da Família Salazar estarão reparados.


Mulher Intrusa

Parece que há uma intrusa entre nós. Acreditamos que ela tenha ligação com Sera.
Também achamos que foi ela quem removeu o ovo injetado em Sera antes que eclodisse. Ela o deve ter feito pegar a “amostra” antes da chegada do agente Americano.
É óbvio que seu objetivo é a “amostra”. Devemos capturá-la antes que ela consiga restabelecer o contato com Sera.
Há também motivos para acreditarmos que ela esteja trabalhando para alguém. Precisamos dela viva para um interrogatório.
A intrusa deve responder a todas as nossas perguntas. Depois que a capturarmos, Sera não será mais motivo de preocupação.
Contanto que recuperemos a “amostra”, vocês poderão se livrar dele da maneira que quiserem.


Memorando do Mordomo

Sabendo que o Sr. Ramon Salazar não tinha família, o Lord Saddler deve ter usado sua forte fé nos Los Illuminados em seu benefício para falar com o Sr. Salazar sobre desfazer o selamento das Plagas, feita uma vez por seu antecessor.
O Sr. Salazar nunca faria isso, a não ser que estivesse de alguma forma sendo usado sem saber. Eu devia ter percebido o plano sujo do Lord antes. Sinto que sou em partes responsável por tudo isso.
Eu não tenho ideia do que o Lord está planejando, mas o Sr. Salazar foi usado.
Mas agora é tarde demais, o Sr. Salazar já recebeu a Plaga dentro de seu corpo.
Não há mais volta depois que a Plaga se torna adulta dentro do corpo.
O parasita da Plaga não morrerá a menos que o hospedeiro morra. Não há cura. Talvez o Sr. Salazar estivesse vagamente ciente dos planos do Lord há todo este tempo. Mas é difícil dizer.
De qualquer forma, não há nada que eu possa fazer quanto a isso agora.
Eu servi a família Salazar por gerações. Estou preparado para continuar com meus serviços até o final.


Amostra Recuperada

Como vocês devem ter ouvido, Luis Sera foi executado por Lord Saddler. A “amostra” está de volta ao seu lugar. Eu esperava que todo o problema pudesse ser resolvido sem preocupar o Lord. Entretanto, enquanto a “amostra” estiver segura, podemos todos celebrar, pois nossa hora está próxima.
Agora que a “amostra” está de volta em nossas mãos seguras, será um pouco mais difícil para aquela mulher problema obtê-la. Com tudo isso, é uma infelicidade que Sera teve que morrer. Como nós, ele podia ter tido um futuro brilhante se tivesse apenas mostrado mais fé em nossas crenças.
Quanto aos outros dois americanos, o Lord deixou a questão em nossas mãos.
Não devemos desapontar o Lord. Vamos capturar Ashley e levá-la ao Lord, e nos livrarmos do agente americano.


Preparação do Ritual

Graças aos esforços dos “Novistadores”, conseguimos recapturar Ashley.
Devemos preparar o ritual sagrado o mais rápido possível e fazer de Ashley um membro oficial dos Los Illuminados.
Enquanto nos preparamos para o ritual, aqueles que se sentir a vontade podem cuidar de nosso amigo americano.
Podemos segurar nosso amigo pelo menos um pouco emperrando as engrenagens da torre do relógio com alguma coisa.
Acho que se prendermos as engrenagens em três lugares, deve nos dar tempo o bastante para preparar tudo para o ritual.
Agora vão e entretenham nosso turista americano.


Anotações de Luis 2

O primeiro castelão enterrou as Las Plagas nas profundezas do castelo para esconder a existência delas. Mas quando Salazar liberou as Plagas, ninguém pensou que ele pudesse trazê-las de volta à vida. Porque quando Salazar as encontrou, elas eram apenas restos fossilizados.
Elas não poderiam sustentar vida sozinhas. Mas quando Salazar e seus homens escavaram os restos, quase pareceu como se Las Plagas estivessem apenas esperando para serem descobertas para que pudessem ressuscitar.
Vários anos depois, convulsões inexplicáveis começaram a ocorrer entre os aldeões que ajudaram na escavação das Las Plagas.
Então, um dia, de repente, esses aldeões se transformaram em selvagens violentos.
Mais tarde, descobriram que isso era causado pelas Las Plagas. Apesar de parecerem fossilizadas, elas podiam sobreviver por longos anos ficando em um estado de dormência em nível celular, numa forma de esporo.
Aparentemente, durante a escavação, os aldeões inalaram os esporos e dentro de seus corpos os parasitas se tornaram ativos de novo. Foi assim que as Las Plagas foram ressuscitadas.
Mesmo enquanto escrevo, a escavação das Las Plagas continua.
Só Deus sabe quantas Plagas foram ressuscitadas. Sem mencionar o incontável número de Ganados que foram criados.
A atividade inumana deles deve ter um fim. Se eles não pararem, pessoas de todo mundo podem se tornar vítimas desta organização louca de cultos.


Carta de Ada

Depois que o ovo da Plaga eclode, é quase impossível removê-lo do corpo. Mas se for antes de eclodir, pode ser neutralizado com medicamento.
Se ele eclodir, você deve retirá-lo do corpo através de cirurgia antes que se torne um adulto. Mas não será fácil. Há uma chance alta de você não sobreviver à operação.
Até onde eu sei, a garota foi injetada com o ovo antes de você. O tempo dela está correndo. Você deve estar preparado para o pior.


Anotações de Luis 3

As criaturas horrendas como o El Gigante e os Novistadores são meramente subprodutos dos experimentos diabólicos e inumanos conduzidos em espécimes que um dia foram humanas.
Mas há um tipo de criatura que claramente se distingue do resto. Essas criaturas são chamadas de Regeneradores [Regenerators].
Os Regenerators têm um metabolismo superior que os permite regenerar partes perdidas do corpo com uma velocidade incrível.
Eu nunca vi nada igual a isso. É essa característica que os faz quase invencíveis a armas convencionais.
Mas como toda criatura viva, há um modo de matá-los. Aparentemente, há Plagas que vivem em seu corpo, como se fossem sanguessugas.
Para interromper o processo de regeneração, essas Plagas sanguessugas devem ser localizadas e, então, destruídas.
Mas elas não podem ser vistas a olho nu. Só podem ser localizadas através de imagem térmica.
Até onde eu sei, muitos Regenerators hospedam um certo número dessas Plagas sanguessugas.
Para matar os Regenerators, cada um dessas Plagas sanguessugas deve ser eliminada.


Avião de Papel

Talvez você já tenha pensado nisso, mas você pode sair daqui usando a entrada do depósito de lixo.


Nosso Plano

Por causa daquele agente, perdemos o Chefe Mendez e Ramon. Mas apesar disso, tudo procederá de acordo com o plano.
Devo admitir, no entanto, que a perda de meus homens fiéis é um pouco entristecedor. Mas eu lidarei com isso.
Reparar a perda não será fácil. Eu devo escolher com sabedoria, já que a Plaga reflete a consciência de seu hospedeiro. Se eu escolher sem pensar, eles podem me trair.
Eu preciso de homens que jurem obediência a mim.
Eu aprendi a lição quando Sera me traiu. Não cometerei o mesmo erro novamente.
Nesta hora importante, eu não posso e não terei ninguém no meio do meu caminho.


Anotações de Luis 4

Relatarei aqui minhas descobertas sobre as Plagas.
As Plagas tem três características distintas:

1.
Como mencionado anteriormente, as Plagas tem a habilidade de manipular o comportamento de seus hospedeiros.

2.
As Plagas são organismos sociais. Com isto, quero dizer que ao invés de viverem individualmente, elas vivem em perfeita harmonia social. Acredita-se que elas tenham uma inteligência coletiva.

Este tipo de comportamento pode ser observado entre insetos como abelhas e formigas. Contudo, é raramente visto em organismos parasíticos. Talvez tenha sido um comportamento aprendido pelas Plagas. Acredito que tenha alguma relação com a primeira característica.

3.
As Plagas têm um instinto excepcional de adaptação. Elas são capazes de viver em muitos tipos de organismos criando rapidamente um ambiente simbiôntico. Esta habilidade, quando combinada com seu comportamento social, permite que elas interajam com inteligência entre os hospedeiros, não importando o organismo do hospedeiro.

Tenho vergonha de admitir que minha pura fascinação pelas Plagas, numa percepção tardia, me tenha cegado para os reais objetivos da pesquisa dos Los Illuminados.
Mesmo sabendo que Saddler iria abusar dos resultados de seus experimentos, eu não podia me afastar da minha pesquisa. Como conseqüência, sou tão responsável por toda essa bagunça quanto ele. Eu vejo agora que estava errado, mas será que eu consigo impedir seus planos malignos sozinho…?


Bilhete de Krauser

Acontece que o velho Saddler não me aceitava no começo.
Mesmo eu tendo conseguido raptar Ashley, eu meio que percebi isso quando Saddler não me aceitou.
Sob essas circunstâncias, eu não tinha outra alternativa, senão pedir sua ajuda.
Talvez ela soubesse o tempo todo que isso acabaria acontecendo…
Meu palpite é que seu objetivo real possa ser diferente do objetivo de Wesker e do meu.
Esta é a oportunidade perfeita para descobrir.
E depois que eu me livrar de Leon e conseguir a amostra, vou colocar seu cadáver um saco junto com o de Leon e mandá-los para Wesker.


Anotações de Luis 5

Desde os estágios iniciais da pesquisa, nós temos buscado um procedimento seguro e prático de remoção da Plaga.
Ironicamente, a verdade é que o real objetivo desta pesquisa não era encontrar um modo de remover as Plagas de pessoas infectadas, mas de achar uma maneira de fazer com que a Plaga não possa ser facilmente removida do corpo.
No fim, conseguimos descobrir que as Plagas só podem ser removidas ao expô-las a uma radiação especial.
O único efeito colateral deste método é que é um procedimento muito doloroso. Assim que a Plaga se anexa aos nervos, há uma possibilidade de que isso possa prejudicar a consciência do hospedeiro.
Outro fato que deve ser mencionado é que quando a Plaga se transforma em adulta, o procedimento de remoção pode matar o hospedeiro.
Mas talvez a morte não seja tão ruim quando se pensa na alternativa.


Nossa Missão

O real poder dos Estados Unidos está em três áreas. O Departamento de Justiça, os corpos Administrativos e o Militar. Para ter o controle dessas áreas, devemos influenciar as mentes das pessoas que aconselham o Presidente.
Depois que isso for feito, o resto dos departamentos cairá facilmente em nosso controle.
Se por acaso os Estados Unidos descobrirem nosso plano, o dano causado poderá ser mínimo.
Nós ainda poderemos conquistar o país como planejado usando nosso plano extra. Assim que controlarmos o país, usaremos sua influência internacional a nosso favor.
O resto do mundo cairá rapidamente.
Como já afirmei, se nosso primeiro plano não correr como esperado, procederemos com nosso plano secundário. Enviando nossas forças “especiais”, infiltraremos no país por dentro. Medo e caos se espalharão pela nação como um vírus.
Será apenas uma questão de tempo até que o país perca sua estabilidade. Neste momento, quando eles estiverem mais vulneráveis, nós atacaremos.
Alegrem-se, meus irmãos; o mundo logo estará purificado.