Resident Evil cancelado do Gameboy Color ressurge em build (quase) completa!

0
Resident Evil (RE1) Nintendo Gameboy Color (GBC)

E morre mais uma “lenda” da longa história da franquia Resident Evil! Uma versão quase completa do cancelado Resident Evil (RE1) para o Gameboy Color foi finalmente disponibilizada online.

Recentemente, o site Games That Weren’t revelou estar em posse de uma build obtida na época do cancelamento do Resident Evil projetada para o GBC. Segundo desenvolvedores que participaram do projeto, essa versão estaria cerca de 98% concluída, com forte envolvimento da equipe de QA antes do fim do projeto.

Em 1999, um estúdio londrino chamado HotGen recebeu a missão aparentemente impossível de adaptar o clássico do Playstation (PS1) para o Gameboy Color, usando um cartucho de apenas 2MB. Mesmo sendo uma tarefa complexa, a equipe conseguiu um resultado impressionante. O jogo estava em estágio avançado de desenvolvimento, porém acabou sendo cancelado em meados de 2000. Protótipos circulam na internet desde 2011, mas sempre em versões inacabadas.

Segundo os devs, o cancelamento do projeto teria ocorrido porque “o criador original de Resident Evil não considerava o Game Boy Color digno do jogo”, possivelmente se referindo ao diretor Shinji Mikami ou ao produtor Tokuro Fujiwara.

Esta versão inédita inclui mais conteúdos, como o Tyrant T-002 e o final do jogo, ausentes em builds que surgiram na internet anteriormente. Apesar de ainda apresentar problemas técnicos, como cutscenes incompletas e sprites reutilizados, tudo indica que agora seja possível jogar o RE1 de GBC do começo ao fim.

Vale lembrar que, em 2001, o Gameboy Color recebeu oficialmente Resident Evil Gaiden, um título não-canônico totalmente pensado para o console 8-bit, desenvolvido de forma terceirizada pelo estúdio M4 e publicado pela Virgin Interactive.

COMPARTILHAR