
Antes mesmo dos títulos de Resident Evil Outbreak chegarem no Playstation 2, muito já se especulava sobre as possibilidades de jogos interativos e multiplayer para a franquia da Capcom. Há muito tempo, este já era desejo dos produtores da franquia, de criarem jogos de Resident Evil online, um universo com múltiplas possibilidades e com o uso da exploração da criatividade dos jogadores.
Em uma entrevista em 2001, o criador de Resident Evil, Shinji Mikami, expressou sua vontade de criar um jogo totalmente online. O objetivo seria o de abrir um leque de alternativas e dar uma maior liberdade aos jogadores, para que pudessem usufruir do jogo como tivessem preferência. A questão humana dos personagens teria uma abordagem ainda maior, tanto para o bem quanto para o mal, tanto para salvar pessoas como para usá-las e tirar vantagem disto.
Já em Janeiro de 2003, Noritaka Funamizu, o produtor da “sub-série” Outbreak, dá mais detalhes sobre o título da franquia que está por vir. O então conhecido como Biohazard Online pouco depois passou a ser chamado de Network Biohazard, e teve até um logotipo divulgado pela revista japonesa Famitsu na época. Nesta entrevista de 2003, ele dá detalhes sobre o conceito do jogo, que é basicamente a sobrevivência a qualquer custo em uma cidade, no caso de Raccoon City, tomada por zumbis.

Nos planos de Funamizu-san, o jogo teria mais de vinte cenários diferentes a serem explorados, com ambientes diversificados. Isto ofereceria uma gama de atmosferas distintas para que os fãs pudessem escolher à vontade. No entanto, a versão final do jogo teve apenas cinco cenários, com mais cinco inéditos no segundo capítulo da série, que ganhou o nome de Resident Evil Outbreak File #2. Entre os cenários descartados, haveria possivelmente um motel de beira de estrada e um cenário na floresta, onde haveria certa interação com uma garotinha.
Haveria também um número maior de NPCs, ou personagens não-jogáveis, alguns deles tendo sido divulgados e nunca tendo aparecido na versão final do jogo.
Mikami-san chegou a falar também sobre a sua vontade de inserir o lado da Umbrella neste futuro título online da franquia. De alguma forma, isto pode ter dado certa motivação para a futura criação do shooter Resident Evil Operation Raccoon City, produzido em parceria com a desenvolvedora canadense Slant Six, em 2012. No fim das contas, os planos da Capcom e os sonhos dos fãs vão, aos poucos, sendo concretizados na franquia Resident Evil. E assim, a série vai ganhando os mais diversos tipos de facetas e passa por vários formatos de jogo ao longo do tempo.









