Personagens | Presidente Graham

Presidente Graham

Ano de nascimento: Desconhecido.
Tipo sanguíneo: Desconhecido.
Altura: Desconhecido.
Peso: Desconhecido.

Aparições (Menções) em títulos da série:

Biohazard / Resident Evil 4 (2005)
BIOHAZARD / RESIDENT EVIL: Infinite Darkness (2021)


Biografia e Participação na Série:

Graham foi um dos presidentes americanos que esteve em posse durante eventos na trama cronológica canônica de Resident Evil. Seu primeiro nome nunca foi revelado, então ele é conhecido apenas como “Presidente Graham“.

Ele é eleito possivelmente depois do fim da Umbrella, que aconteceu em Fevereiro de 2003 com o desmantelamento de seu último complexo de produção em massa de armas biológicas, no Cáucaso (Rússia). Em 2004, o agente Leon S. Kennedy é designado para cuidar da segurança dele e de sua família.

No Outono desde mesmo ano, porém, sua filha Ashley Graham é sequestrada enquanto voltava da universidade onde estudava, em Massachussets. A inteligência americana descobre que o grupo envolvido no sequestro era o culto Los Illuminados, e que seu possível paradeiro seria em uma vila rural na Espanha.

Como a inteligência também desconfiava que poderia haver alguém de dentro fornecendo informações ao grupo, o agente Leon foi enviado ao local para uma investigação a paisana. E ela realmente estava lá: Leon teve certeza da presença de Ashley naquela vila, ao ser recebido de forma hostil pelos moradores. O objetivo de Osmund Saddler, líder dos Los Illuminados, era infectar Ashley com um parasita chamado Las Plagas, pedir um resgate simbólico em dinheiro e enviá-la de volta ao pai. Já em casa, ela, doutrinada previamente pelo culto, também infectaria seu pai com o parasita, e assim os EUA seriam controlados por Saddler de dentro para fora.

Apesar de todas as adversidades, Leon completa sua missão e traz Ashley para casa, sã e salva e livre da presença do parasita em seu organismo. Com isto, Graham criou uma confiança absurda em Leon, e passou a designá-lo para lidar com casos de bioterrorismo nos Estados Unidos. Entre estes casos, houve o incidente durante um protesto no aeroporto de Harvardville, em 2005.

Em 2006, Graham convoca a presença de Leon para a investigação de um ataque aos servidores do Pentágono e da Casa Branca. O agente é chamado enquanto está em uma missão em Pittsburgh, mas Graham manda um helicóptero com prioridade de pouso na Casa Branca, para que ele chegasse o mais rápido possível. Quando Leon chega, porém, o local está um verdadeiro caos por causa de um misterioso surto de zumbis. Ele solicita que o presidente seja levado a um esconderijo enquanto a situação não estiver resolvida.

Após a eliminação de todos os zumbis, o secretário de segurança Wilson solicita aos agentes Leon, Jason e Shen May que viajem a Xangai, já que ele diz ter provas do envolvimento do governo chinês no ataque aos servidores e no aparecimento de zumbis na Casa Branca. Wilson ainda bota mais pressão em Graham quando o submarino onde estavam os agentes explode, dizendo que ele precisava dar uma resposta mais severa à China. O país teria interesse nas terras vizinhas do Penamstan (Penamistão*), onde os EUA haviam atuado em uma guerra civil seis anos antes.

Graham recebe a impressão do discurso que deveria ler em um pronunciamento oficial sobre a entrada de forças militares americanas em Penamstan. Ryan, seu conselheiro, acredita que o texto esteja agressivo demais, mas Wilson o incentiva a discursar neste tom. Minutos antes do pronunciamento começar, Leon contata o agente Patrick, que ficara nos EUA para cuidar da segurança do presidente, e revela que Wilson era o verdadeiro responsável pelos últimos incidentes.

A verdade era a de que ele tinha relação com a empresa farmacêutica Tricell, que vinha pesquisando, além de armas biológicas, um inibidor que evitava alguém de se transformar em zumbi após ser mordido. Wilson pretendia criar um conflito entre EUA e China para vender as armas biológicas, assim como os inibidores, testados secretamente durante a guerra civil de Penamstan.

Patrick avisa Graham da responsabilidade de Wilson e, sem hesitar, desiste do discurso que estava pronto. Ele confia em Leon e sabe que ele está falando a verdade. Em vez de anunciar a entrada de forças militares americanas na região, ele promete oferecer suporte para que Penamstan possa se reerguer com dignidade, sendo vigorosamente aplaudido após o final do pronunciamento.

*Conforme mapa mostrado na animação Infinite Darkness, o Penamistão ficaria localizado no limite do Oriente Médio com a Ásia Central. Sua posição no mapa bate com a localização real do Afeganistão. Agradecimentos aos seguidores Diogo Gregório, “denunciaanônima” e Concordia6211 pelos insights durante live na Kick, em Junho/2023.