Personagens | Zoe Baker

Ano de nascimento: Desconhecido.
Tipo sanguíneo: Desconhecido.
Altura: Desconhecida.
Peso: Desconhecido.

Aparições em títulos da série:


Biografia e Participação na Série:

Zoe Baker é filha do casal Marguerite Baker e Jack Baker, e vivem em uma região mais isolada da Louisiana, um condado chamado Dulvey. Ela tem um irmão, Lucas Baker, com quem também vive. A vida dos Baker sempre foi normal, e Zoe sempre teve conflitos normais com o irmão, rebelde e um pouco agressivo, com um temperamento difícil de lidar.

Em Outubro de 2014, com a iminência de um tornado, a família encontra destroços de um navio na baía. Lá, encontram duas sobreviventes, a jovem Mia Winters e a garotinha Eveline. Generosamente, eles levam as duas para casa para se recuperar do acidente. Marguerite pede à filha que leve roupas limpas para Eveline, mas ao chegar ao quarto, se depara com um monstrinho, que contamina e aos poucos vai convertendo a sua família em aberrações com forma humana. As exigências de Eveline pioram com o tempo, assim como o comportamento dos Baker. Com uma bizarra obsessão da menina por uma família, eles passam a sequestrar pessoas. Ela os contamina com o seu fungo (conhecido como “mofo”), agente patógeno que se aloja no cérebro, mas a maioria se transforma em monstros horríveis, conhecidos como mofados.

Zoe é a única que ainda consegue manter um controle sobre seu estado mental e não sucumbe ao controle total de Eveline. Mas até quando? Vivendo em um trailer no quintal, ela não demora a perceber que Mia sabe de tudo sobre a garota, e descobre aos poucos sobre a existência de uma “cura”. Esta vacina deveria, porém, ser criada com restos mortais de uma cobaia, anterior à série E, esta que deu origem a Eveline. Por vezes, Zoe tenta chegar perto dos ingredientes para a vacina, mas eles estão escondidos, sob posse de sua mãe. Marguerite não demora a perceber as movimentações de Zoe e faz ameaças. Sozinha, ela se sente impotente, e teme logo acabar como seus pais e seu irmão.

Em Julho de 2017, porém, suas esperanças se renovam com a chegada de Ethan Winters, marido de Mia, que foi até Dulvey para buscar a esposa, que acreditava estar morta por estar desaparecida há anos. Após um confronto com Mia, sob o controle de Eveline, e levar um soco de Jack, o jovem é levado para sua casa. Zoe faz curativos em seus ferimentos e lhe coloca um códex, uma espécie de relógio diferenciado no braço. De tempos em tempos, ela faz contatos telefônicos com Ethan, e passa informações para que ele a ajude a encontrar os ingredientes. Assim, ela poderia criar a vacina e, além de se curar, também curar Mia.

Durante seus contatos com Ethan, Lucas captura não só ela como também Mia, e passa a fazer jogos sádicos com o rapaz. Ele usa um dos ingredientes para a vacina (a cabeça da cobaia) para fazê-lo ir até um local onde seria assassinado em uma armadilha. Mas Ethan consegue passar por todos os obstáculos de Lucas e sobrevive. Ele finalmente chega até Zoe, que improvisa uma maneira de criar duas vacinas, uma para ela e uma para Mia.

Mas Ethan é forçado a entrar em confronto uma última vez com um Jack totalmente transformado em um monstro gigantesco e horrendo, e é obrigado a usar uma das vacinas, cedidas por Zoe, para calcificá-lo e destruí-lo para sempre. Com uma única vacina em mãos, Ethan opta por salvar a esposa, e deixa Zoe para trás. Ele promete trazer ajuda mais tarde, mas a jovem se recusa a ouvi-lo e os manda ir embora, transtornada por seu destino ser o mesmo cruel de seus pais.

Sua sorte muda semanas depois, quando o seu tio Joe Baker a encontra próxima à sua propriedade. Zoe é primeiramente encontrada por soldados da New Umbrella, que estavam na região monitorando novas possíveis atividades do mutamiceto de Eveline, que havia contaminado todo o pântano de Dulvey. Joe agride os soldados, acreditando que eles estavam fazendo mal a Zoe, e a leva para sua casa. Ele vai atrás de uma cura para Zoe, mas precisa atravessar toda a região do pântano para encontrar uma barca, onde a New Umbrella mantinha uma vacina para o mutamiceto, a E-Necrotoxina.

No entanto, uma criatura bizarra fica no pé de Joe o tempo todo, tentando chegar perto de Zoe. O monstro consegue levar Zoe até a antiga propriedade dos Baker, e lá, Joe descobre que a criatura se trata de Jack Baker, o pai de Zoe. Em uma última batalha, o tio da garota consegue conter Jack, e a injeta com a vacina. Os soldados da New Umbrella, com Chris Redfield entre eles, chegam depois para verificar a condição de saúde de Zoe, que rapidamente se recupera, apesar de seus cabelos continuarem descoloridos como efeito do mutamiceto. Por fim, ela recebe uma ligação de Ethan, que diz que cumpriu sua promessa de mandar ajuda.

Anos após os eventos em Dulvey, Zoe segue investigando a verdade sobre o que vitimou a sua família e mudou a sua vida para sempre. Ela continuou tendo contato com a Família Winters, e até recebeu deles uma foto de Rosemary Winters com 6 meses de vida.


Final Alternativo:

Resident Evil 7 tem dois finais. O final bom é onde Ethan escolhe curar Mia, e o ruim, onde ele cura Zoe e Mia morre. Para fazer o final ruim, é necessário escolher por aplicar a vacina em Zoe, mas ela não sobrevive por muito tempo, e acaba sendo calcificada por Eveline, que toma o controle de seu corpo e a mata durante sua fuga em um bote com Ethan.