Personagens | Mãe Miranda

Ano de nascimento: Desconhecido.
Tipo sanguíneo: Desconhecido.
Altura: Desconhecida.
Peso: Desconhecido.

Aparições (Menções) em títulos da série:

Biohazard / Resident Evil Village (2021)

 


Biografia e Participação na Série:

Miranda era apenas uma das habitantes de um vilarejo no Leste Europeu. Durante a Gripe Espanhola, que assolou o mundo de 1918 a 1020, Miranda sofreu com a morte de sua filha, a pequena Eva. Eva nasceu em 1909 e faleceu em 1919. A perda de Eva fez com que Miranda perdesse a vontade de viver, e ela foi caminhando sem rumo em direção a uma caverna. Sem sua filha, seu único desejo era o de morrer. Mas o que Miranda encontrou lá era algo extraordinário.

Diante dela estava um parasita, um organismo antigo, que mais tarde foi nomeado de megamiceto. Este organismo liberava uma substância negra, semelhante a um fungo ou mofo, que posteriormente foi chamado de mutamiceto. Miranda decidiu tocar a substância e, de acordo com um relato escrito em seu diário, ela encheu sua mente de conhecimento. Pesquisando, ela descobriu que o megamiceto podia fragmentar e absorver a consciência de qualquer ser vivo, além de ser um verdadeiro catálogo de DNAs. Isto lhe trouxe um insight: e se ela pudesse trazer sua filha de volta à vida com o uso do mutamiceto? Este passou, então, a ser o plano de vida de Miranda.

Como parte deste seu plano, ela decidiu contaminar todos os habitantes do vilarejo com o fungo, com o objetivo de fazer testes com cobaias e encontrar um receptáculo perfeito para o retorno de Eva à vida. Com o passar do tempo, e agora imortal graças ao mutamiceto, Miranda se tornou uma verdadeira divindade local, e todos passaram a cultuá-a como “Mãe Miranda“, a salvadora e protetora do vilarejo. Junto com o mofo, ela usou sua influência crescente para controlar não só a mente dos habitantes, mas também seus hábitos, e uma coisa que ficou proibida foi trazer informações do mundo exterior para dentro do vilarejo.

Para obter maior aderência do mofo e aumentar a eficiência na busca pela cobaia ideal, Miranda ainda desenvolveu um parasita, que ela nomeou de Cadou. Entre as cobaias de Miranda, quatro se destacaram por sua maior afinidade com o Cadou: Alcina Dimitrescu, Donna Beneviento, Salvatore Moreau e Karl Heisenberg. Com esta afinidade diferenciada, alguns mais e outros menos, eles foram cogitados como receptáculos para Eva, mas, no fim, todos foram descartados por Miranda. Assim, eles passaram a ser chamados de Lordes do vilarejo, e Miranda os considerava como “filhos”, a quem confiava diversas tarefas importantes.

A tarefa de Moreau, por exemplo, foi justamente a de seguir com a busca pela cobaia ideal para servir de receptáculo para Eva, e ele se esforçava ao máximo, na busca pela constante aprovação de Miranda. Já Heisenberg ia na contramão desta devoção, e seu ódio crescente por Miranda por tê-lo usado de cobaia fez com que ele passasse anos tentando desenvolver super soldados, para um dia conseguir enfrentá-la.

Os anos se passam, e um dia, uma organização chamada Conexões (ou Os Contatos, The Connections em inglês) procura Miranda, propondo ajudá-la em suas pesquisas. Ela entrega a eles um pouco do mutamiceto e o DNA de sua filha Eva. O resultado desta pesquisa é a arma biológica Eveline, que chega à série E, a mais próxima da perfeição, mas que tem seu fim durante o Incidente em Dulvey, na Louisiana, em 2017.

No entanto, a criação e até o fim de Eveline acabam se tornando um ponto importante na busca de Miranda por um receptáculo para Eva: o casal Ethan Winters e Mia Winters, envolvidos no incidente e também infectados pelo mutamiceto, retomam a vida conjugal e têm uma bebê em Agosto de 2020, a quem chamaram de Rosemary Winters, ou Rose.

Em Fevereiro de 2021, Miranda se infiltra na casa da Família Winters, com o objetivo de sequestrar a bebê do casal. Ela acredita que, por seus pais, Ethan e Mia, terem tido contato em 2017 com Eveline, Rose pode ser o receptáculo perfeito que ela tanto procura. Apesar da interferência do esquadrão de Chris Redfield, o plano de Miranda dá certo e ela consegue levar a bebê para o vilarejo. Lá, ela ativa o mutamiceto no organismo de Rose e a transforma em um cristal, dividindo em quatro partes e entregando cada uma a um de seus filhos Lordes dentro de um frasco. O objetivo da Mãe Miranda era testar a lealdade dos filhos e a força do pai de Rose, que estava no vilarejo em busca da filha.

Ethan é capturado e levado a uma reunião entre os Lordes, para decidir quem ficaria encarregado de prepará-lo para receber o Cadou e entrar para a “Família” da Mãe Miranda. Heisenberg é o filho que recebe a “custódia”, mas seu teste falha e Ethan consegue fugir. Depois que ele liquida um a um os seus “filhos Lordes”, Miranda aparece, revela o seu plano e seus poderes de se transformar em quem ou o que quiser. Ela mata Ethan pouco depois, ao arrancar seu coração. Agora, não havia mais ninguém em seu caminho, e a cerimônia para usar Rose como receptáculo de Eva poderia começar.

Contudo, o esquadrão Lobo de Caça, infiltrado no vilarejo, estava monitorando os passos de Miranda, enquanto Chris buscava o megamiceto, ou seja, a fonte do mutamiceto que, pouco a pouco, dominava o local com seus imensos filamentos de fungo. Além disso, Miranda não contava com o fato de Ethan ainda estar vivo, ou parcialmente vivo, já que, sem coração, seu corpo começara a “desmanchar”.

Quando a cerimônia começa, Miranda restaura Rose do meio do mutamiceto, mas percebe que há algo de errado: Eva não está ali, e seus poderes estão sendo sugados, de alguma forma. Ethan reaparece, os dois discutem, Miranda se recusa a entregar Rose, mas um disparo de um dos membros do esquadrão de Chris a distraem por um segundo. Ethan tenta recuperar a filha neste momento, mas Miranda usa tudo o que tem como último recurso para detê-lo e manter seus planos originais.

No entanto, apesar de seus esforços, a Mãe Miranda acaba sendo derrotada por Ethan, que está fadado a morte, e decide ficar para trás e botar um fim do megamiceto, detonando uma bomba implantada por Chris.